Odu IKA MEJI
Ika meji
Ika está intimamente ligado com os ventos quentes que trazem doenças contagiosas e epidemias, e a imprevisibilidade com que atacar. Ika também é conhecido como "o controlador", ajudando o cliente a manter o controle de aleatoriedade destrutiva em sua vida, entre outras coisas, mantendo uma disciplina espiritual constante.
Este Odù significa muitas preocupações e portanto pede por moderação. Com o correto sacrifício é possível exercer controle. Filhos desse Odù estão sempre cercados por pessoas que são predispostas a impor dor aos outros ou que tem prazer no sofrimento dos outros. Eles têm que estar constantemente prevenidos devido a eles não poderem contar com família ou amigos para ajudar.
Observação ocidental: Esse é um bom momento para concepção. Odù Ikameji ocupa o décimo primeiro lugar na ordem fixa de Òrúnmìlà. Uma pessoa irá sempre colher o que plantou. Os filhos de Ikameji necessitam propiciar suas cabeças (ori) frequentemente de forma a fazer as escolhas corretas. Se Ikameji é lançado para um cliente, Ifá diz que este enfrenta dificuldades. O cliente tem inimigos ciumentos que estão tentando bloquear suas oportunidades. Ele ou ela está sofrendo com a falta de filhos confiáveis e com necessidades financeiras. Mas se o cliente realizar os sacrifícios apropriados para Ifá e Ògún, ele ou ela terá oportunidades ilimitadas para se tornar produtivo(a) e bem sucedido(a).
Odan-geje awo Ata-nde consultou Ifá para Eyin (fru to da palmeira). Ele foi orientado a fazer sacrifício por causa de aborrecimentos: um galo e qual quer coisa que o Babalawo escolhesse ter como sacrifício. Eyin disse que, com a magnífica coroa em sua cabeça , ele jamais admitiria ir à qualquer Babalawo para fazer sacrifício. Ele se recusou abruptamente a fazer sacrifício. Ifá diz: Qualquer um para quem este Ifá for divinado estará com problemas.
Etusesefi’nu-igbose’le, Oniwakawakafi’nu-isase ‘budo quando aqueles que consultaram Ifá para Bara Agbonniregun, que estava indo a Ife para começar um parto. Foi dito a ele para sacrificar dois grãos de milho e duas galinhas. Ele realizou o sacrifício. Ele plantou o milho, o qual ele colheu quando ficou maduro para propiciar sua cabeça (ori). Eles disseram: Aquele que cortou duas folhas (palha s) de milho para deificar sua cabeça deveria ser chamado Ikameji. Qualquer um para quem este Odù é divinado terá muitos filhos. ou se tornará bem sucedido no mundo.
Ojojose-idibere consultou Ifá para Òrúnmìlà quando sua esposa estava prestes a cometer adultério. Foi pedido a ele para sacrificar duas cabeças de cobra e uma corda de escalar para evitar que as pessoas seduzissem sua esposa. Ele seguiu o conselho e realizou o sacrifício. Oye e Owore eram rivais de Òrúnmìlà. Eles eram incapazes de seduzir a esposa de Òrúnmìlà porque Òrúnmìlà tinha realizado o sacrifício. A esposa de Òrúnmìlà se chama Ope.
Omipensen-akodun-koro consultou Ifá para Ògún quando ele ia atacar a cidade de seu inimigo. Foi orientado a ele sacrificar um pequeno barril de vinho de palmeira, um inhame assado, e azeite-de-dendê. Ògún se recusou a fazer o sacrifício. Os Babalawos disseram: Ifá diz que ele será envenenado lá antes de voltar para casa porque ele se recusou a realizar o sacrifício prescrito. Ele foi lá, lutou, e venceu a batalha. Em seu caminho de volta para casa, um de seus homens lhe ofereceu um pedaço de inhame assado, que ele comeu. O inhame grudou em sua garganta e ele ficou incapacitado de engoli-lo. Por fim, ele não conseguia falar. Se você falar com ele, ele usará sua cabeça e suas mãos para articular suas respostas até hoje.
Característica dos filhos desse odu;
São pessoas muito inteligentes, gostam muito de ler e escrever, são inclinadas para iniciação nos Orixás e são muito interesseiras.
Característica dos filhos desse odu;
São pessoas muito inteligentes, gostam muito de ler e escrever, são inclinadas para iniciação nos Orixás e são muito interesseiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário