Baba Gitadê da Goméia - Luto + uma perda para o nosso asé
O babalorixá Sebastião Paulo da Silva, ou Gitadê na linha-de-santo, sucessor de Joãozinho da Goméia, não nasceu nem foi criado nos terreiros de Umbanda ou de Candomblé, a exemplo da maioria dos pai-de-santo que se notabilizam no culto afro-brasileiro. Repetindo a expressão usada na sua terra natal, a Paraiba, aos sete anos ele já era um autêntico "quebra santo", isto é, protestante convicto, batiazado nas aguás do rio e fiel seguidor do evangélico.
O destino religioso de Gitadê começou a ser mudado por ocasião de um convite que seu amigo de trabalho fizera para participar de uma sessão de mesa branca de espiritismos. Dona Nazaré foi incorporada pr um preto-velho que disse para Gitadê: "Você é crente. Mas quando nasceu foi entregue ao caboclo Sete Flexas. Ele toma conta de você. Seus dias n igreja estão contados. Você é Umbanda", ficou estupefado, mas tudo aquilo era verdade. Participando de uma outra sessão, o próprio guia mentor da casa puxou um ponto chamadoo caboclo Sete Flexas. minutos depois, o caboclo estava inororado em Gitadê. Somente às 4 horas da manhã "seo" Sete Flexas. Gitadê aceitou a Umbanda. Foi o primeiro passo para chegar ao Candomblé.
No entanto, ao ser indicado para substituir Joãozinho da Goméia, Gitadê disse:"Eu pretendo tão somente com a ajuda dos demais filhos da Goméia e assesorado pela mãe Ileçi é levar a obra do mais famosa babalaô brasileiros de todos os tempos.
Ao Itate Gitadê a a quem considero o maior Oluo com muito respeito aos meus mais velhos.
Nos do conectados no axe Lamentamos a perda foi um grande homem ,fez muitos feitos , e foi muito admirado .
Contamos um pouco de sua historia para que seja lembrada por muito e muitos anos e que oxalá já está esperando sua chegada no céu . e que seus ensinamentos sejam passados pelos seus filhos.
attz : alexandre cristian
Nenhum comentário:
Postar um comentário